1 de mai de 2013

ESSE DIA TAMBÉM É NOSSO!!

Quero aproveitar o dia de hoje, para compartilhar com vocês, uma situação que vivi há semanas atrás.
Estava numa sala, aguardando para ser chamada para uma consulta de rotina.
Como de costume, levo comigo alguma coisinha para fazer enquanto aguardo.Nesse dia levei meu crochê e lá estava eu, distraída com meus pontinhos, quando um "senhor" que acompanhava a esposa,falou:

_Nossa!! Não vejo alguém fazer isso daí, desde pequeno,aliás pensei que isso nem existisse mais,coisa de avó mesmo!
Olhei para ele e durante os segundos que antecederam minha resposta, vi que ele era o único homem entre nós e que todos na sala estavam nos observando.
Então respondi que admirada estava eu em ver alguém tão desinformado.
Atualmente não só o crochê deixou de ser "coisa de vovós" como movimenta um mercado em expansão.O artesanato evoluiu, novos produtos,novas artes,novos artesãos.As " vovós" de hoje tem as mídias sociais como suas aliadas,temos blogs,sites,lojas virtuais,somos profissionais.
Teria continuado meu discurso se meu nome não fosse chamado a consulta, mas antes de entrar dei uma ultima olhada no homem, que se levantou e falou que iria aguardar pela esposa lá na portaria.

Bem amigos,confesso que depois desse episódio,pensei que talveztenha me empolgado um popuco na resposta mas naquele momento me veio à cabeça o quanto nós artesãos nos decicamos ao nosso trabalho, nas horas de sono que perdemos para entregarmos nossas encomendas, nas pessoas que acham que é fácil fazer,que é só um trabalho manua,l que qualquer um pode fazer mas que "elas" não fazem...
pensei nas artes lindas e perfeitas que tenho visto, nos artesãos talentosos que tenho tido o privilégio de conhecer,...Precisamos VALORIZAR e sermos VALORIZADOS.


Hoje é dia do trabalho, e nós artesãs muitas vezes ficamos esperando pelo feriado para por "aquela encomenda" em dia,para ter tempo para criar mais artes e quem sabe ...Descansar.
Sim somos ARTESÃS e muitos se esquecem  que também somos trabalhadoras e o pior é que muitas vezes, até nós mesmas nos esquecemos disso.
Somos tão apaixonadas por nossa arte, que deixamos de ver como um trabalho.
É um prazer, uma terapia, uma extensão de nós mesmas.
Mas é um trabalho, um delicioso trabalho!

Então nada mais justo dizer que ESSE DIA TAMBÉM É NOSSO!

UM FELIZ DIA DO TRABALHO PARA TODOS OS TRABALHADORES MAS TODOS MESMO!!!





17 comentários:

  1. Muito bacana seu post!!!
    Feliz dia do trabalho para vc tb.
    Bjs
    Manu
    http://artesdaemanuella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga,feliz dia do Trabalho pra vc tb.

      Excluir
  2. eu tb teria dado uma bela resposta igual a sua... não ia ficar quieta não...

    Tenha um lindo Dia!! E Feliz dia do Trabalhador!!
    Afinal de contas.... pode até não parecer mais trabalhamos mais que muita gente por ai!! rs

    Beijinhos
    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,"Pode parecer" não.Trabalhamos sim amiga.Principalmete no caso das mulheres, a jornada é dupla,tem casa,familia,filhos...Né fácil não.Obrigada por sua visita e colaboração.Bjs

      Excluir
  3. Oi Tania. bom dia!
    Que belo Post, assino em baixo de tudo que você falou , sem tirar uma palavra.
    Temos que nos valorizar mesmo!
    Dia desse me foi pedido um orçamento, a pessoa disse que sabia fazer mas que dava muito trabalho, por isso preferia pagar, depois que dei o preço, achou caro...
    Se reconhece que é trabalhoso, claro que o preço tem que equivaler ao trabalho, não é?
    Ainda bem que a maioria dos meus fregueses reconhecem e me valoriza.
    Desculpe a extensão do meu comentário.
    Beijos e bom feriado... Fátima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga isso já aconteceu comigo e muitas de nós, tenho certeza que já passaram por algo semelhante.Como podemos querer ser reconhecidas como profissionais se não valorizamos nossos colegas de profissão?
      Feliz dia do Trabalho pra vc e muito obrigada por sua colaboração.

      Excluir
  4. Oiii...
    Amei seu post, as pessoas ficam admiradas quando nos vêem fazendo nossas artes, já escutei algo parecido rss...
    Mas enfim devemos valorizar nossa arte, é o nosso trabalho!!
    Um feriado lindo para você, afinal hoje é nosso dia também :-) !!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e por sua colaboração,volte sempre amiga.

      Excluir
  5. Lindo seu texto...amei, parabéns artesã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga,volte sempre,é muito bem vinda.

      Excluir
  6. Amei isso amiga, é bem verdade que as vezes nós mesmas nos esquecemos que o artesanaato é o nosso TRABALHO! bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá , parabéns pelo blog, te achei no Siga-Me e já estou te seguindo
    te espero em ...Beijo

    http://fofuxeart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tania,
    Isso de 'época da vovó' é passado mesmo.
    Mas é um pensamento que ainda está bem presente, infelizmente.
    Muito legal o seu post.
    O dia é nosso também!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também
    http://heyealaysa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. adorei sei post... ja aconteceu una situacao parec ida compito comigo me chamaram de vovozinha....

    ResponderExcluir
  11. Olá Tania, embora já tenha passado o primeiro de maio e eu esteja atrasada em meu comentário, digo que gostei de seu post, afinal todos os dias é dia de trabalhar, rs. Minha irmã já vem te seguindo há algum tempo e agora estamos juntas com um novo projeto com o artesanato em patchwork, agradeço por ter nos aceitado no face. Bjs Sheila.
    http://atelieartcostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É incrível como nos dias de hoje ainda haja muita gente que acha que artesanato não é trabalho. Adorei o post.

    www.fabifelixartesanato.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/