20 de ago de 2013

ARTESÃS X CLIENTES

Olá pessoal, hoje gostaria de falar com vocês sobre  a relação "artesã e clientes".
Fazer nossa arte, exige concentração,criatividade e é claro uma grande dose de talento.
Desafios que são facilmente vencidos por cada uma de nós.

Mas vender o que produzimos, isso sim,exige  além dos itens acima auto confiança e muita...Muita paciência.
Nosso trabalho é único e temos que entender que antes de desejarmos divulgá-lo, que ele deve agradar
primeiramente à nós.

Se você não valorizar seu trabalho, acredite... ninguém vai fazê-lo.Mostrar capacidade é uma luta diária,
afinal na hora da venda, quem vai estar do outro lado, não é uma amiga artesã,dizendo que seu trabalho é lindo e sim uma pessoa que vai pagar e  lógico vai avaliar com outros olhos.
E nem sempre essa avaliação será justa,então temos que estar preparadas.
Lidar com vários tipos de pessoas não é uma tarefa fácil.

Quem não teve um cliente indeciso,mal informado ou aquele que quer levar vantagem de qualquer maneira?
Eu já fui "premiada" assim pode se dizer, com todos rs
Hoje com um pouquinho mais de experiência recomendo sempre, se ter calma e nunca se deixar levar pelo lado emocional na hora da venda.Porque?
Simples.Querer vender à todo custo pode levar a desvalorização do seu trabalho e também de você como profissional.Não é não dar desconto ou não negociar uma melhor forma de pagamento e sim ter bom senso.

Tenha em mente que abaixar o preço demais ou facilitar demais, não é a receita do sucesso nem a garantia de que esse cliente voltará a comprar com você.Seja fiel ao seu objetivo, só faça o que você é capaz, não invente, só para agradar porque pode não dar certo e na maioria das vezes; não dá mesmo.

Já tive amigas que que passaram por situações desnecessárias porque deram descontos em cima de descontos, para fechar uma compra e mesmo assim, o cliente não pagou,outras vezes até desistiu...Já tive propostas para mudar o material para outro inferior,  mudar detalhes na peça ou dar o material,tudo com o intuito de diminuir o valor.Coisas desse tipo não aceito e não recomendo a ninguém que o faça.

Quando ao pagamento,hoje em dia temos ao nosso lado muitas facilidades como o PAG SEGURO,PAY PAL,MOIP.....
Nossos clientes podem usufruir de meios para efetuar seus pagamentos com mais segurança,podem usar cartões de credito,parcelamentos....Isso diminui aquela situação da pessoa fazer o pedido e desistir antes do pagamento e também gera mais confiança dos dois lados.

Claro que essas situações que citei são só uma pequena parte do nosso dia à dia como artesãs e vendedoras.
Não quero assustar ninguém nem acho que os clientes são "vilões" pelo contrário.
Aos poucos vou compartilhar com vocês outras experiencias e é claro quero aprender mais com os comentários que deixarem aqui.

Então escrevam  suas opiniões e dicas para que enriquecer esse post,todas serão muito bem vindas.


10 comentários:

  1. OLÁ, COLEGA TÂNIA!
    EU QUASE NÃO COMPRO POR INTERNET... SOU MUITO RECEOSA QUANTO A DAR MEUS DADOS PORÉM, DAS POUCAS VEZES QUE UTILIZEI PAGAMENTOS PELO PAG SEGURO OU NAS COMPRAS QUE FIZ NO MERCADO LIVRE, NUNCA TIVE COMPLICAÇÕES. É SEMPRE IMPORTANTE ANALISARMOS TUDO DIREITINHO PRA NÃO DAR NADA ERRADO, NÉ? :)
    POSTEI ARTEIRICES NOVAS EM "GAM DOLLS (2)", MOÇA! VENHA VISITAR-ME. SUA PRESENÇA É SEMPRE ESPECIAL! :)
    DESEJO UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida,claro que vou te visitar.Sobre o assunto do post,eu compro muito pela net mas apenas em sites que vedem material para meus trabalhos e que são confiáveis.Todo cuidado é pouco amiga,obrigada por sua colaboração.bjus

      Excluir
  2. Sábias palavras !! Tenho umas peças aki, e devido a muitas circunstancias estou sem tempo para vender as peças, ja que preciso fazer visitas para tanto. Estou estudando para concursos, e so consigo assistir video aula fazendo croche..kkk dai tenho uns tapetes parados aqui, ja pensei em vender um pouco mais barato...mas é como vc falou , se dermos descontos demais ou desvalorizarmos nosso trabalho, seremos desleais conosco e com nosso esforço. Adorei o texto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga,voce até pode dar um desconto mas desde que esse desconto seja razoável e que não comprometa os gastos que você teve para fazer sua peça.Também pode oferecer um mimo ou descontos para pagamentos à vista....por aí.
      Obrigada por sua visita,volte sempre.

      Excluir
  3. É sempre bom ter um bom relacionamento com os clientes, quando o site mostra confiança ao cliente o cliente gosta, Tania passando pra te desejar uma ótima terça-feira beijos.
    Blog:Lucimar Estrela da Manhã

    Grupo:Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Me encontre no Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amiga,concordo plenamente com sua colocação.um bom relacionamento é tudo,e isso abrange,bom atendimento,clareza em responder as dúvidas, objetividade e cumprimento de prazos...São indicadores de um trabalho sério.Devemos sempre tentar alcanças essas metas.Obrigada por seu apoio e colaboração.Volte sempre.

      Excluir
  4. Oi Tania, primeiramente quero agradecer sua visita ao meu blog e dizer que amei o seu, as dicas com as "penosas" e tudo mais, quanto a nossa relação com clientes concordo plenamente com vc, nada de desvalorizar nosso trabalho, sempre aparece umas pessoas folgadas que acha que tudo é muito facil, mas na hora de achar que sabe fazer aí o negocio é diferente, rum... dá uma raiva, mas tambem nao desvalorizo meu trabalho, devemos ser assim...

    Bjokinhas e uma excelente semana
    Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog,espero vê-la mais vezes por aqui.meu objetivo é sempre abrir uma discussão sobre um tema diferente,pois acredito que tenho muito a aprender com vocês.Obrigada por sua visita e participação no post.bjus

      Excluir
  5. Amei seu texto acima, verdade puraaaa

    SUCESSO com blog LINDA!
    Que DEUS abençoe!

    bjos

    www.marilenecarmo.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde amiga,
    Seu blog está muito lindo e seu comentário é válido.
    abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/