4 de set de 2013

DESAPEGO?

Segundo o dicionário AURÉLIO a palavra desapego significa falta de apego,desafeição;desinteresse.
Porém no dicionário das artesãs, essa palavra  parece que foi extinta rs
Nós e me incluo nisso, temos muita dificuldade em distinguir entre o que devemos e o que não devemos continuar guardando.

por conta disso,armários,caixas,sacos e sacolas habitam nossas casas muitas vezes há décadas, sem serem incomodadas.


É muito comum depois de uma faxina encontrarmos verdadeiras "relíquias" que já deveriam estar descansando em paz no fundo de uma lixeira.
Porém permanecem guardadas numa espécie de "limbo" onde um dia, quem sabe? Possam ser úteis.
Essas peças esquecidas não parecem correr o risco de serem substituídas mas, podem e certamente serão multiplicadas, pois o esquecimento fará com que compremos mais peças iguais a elas.

Será que isso só ocorre no meu armário?  Duvido muito rs
Sempre que converso com as amigas artesãs sinto que todas tem seu baú sagrado, repleto de  revistas,fitas,botões ( ahhh botões!!!) linhas,receitinhas,agulhas,pedaços de coisas que nem sabemos o que são ou sua utilidade mas que, por um senso de dever, não atiramos fora.

O que mais me impressiona entretanto, é a  nossa capacidade de justificar a presença de algumas tralhas, dizendo que poderemos precisar para isso ou  para aquilo e pronto.
E para piorar e confirmar nossa tese.... Basta jogarmos fora e não demora muito, o tal objeto será necessário.
Então amigos, o que fazer?

Bem, não tenho uma solução fácil mas ultimamente tenho tentado melhorar minha relação com meus tesouros artesanais.
Scaneio revistas, faço sorteios,crio cadernos de receita para me livrar dos milhares  papeis com gráficos e dicas,coloco o que dá em pastas,caixas,pen drives...As linhas tento separar e organizar,mas as que estão  muito emboladas ou em quantidades ínfimas, com o coração acabrunhado jogo fora mesmo.

Mas desapegar também trás as suas consequências.
Com mais espaço mais motivadas ficamos a comprar e o ciclo recomeça kkkk
Cheguei a conclusão que desapegar não é simples.
E vocês amigas? O que mais guardam?
Como fazem para "desapegar"?




21 comentários:

  1. Olá querida acho que isso acontece com todas nós!
    Mais tem que ser na raça,se não as coisas não andam,penso assim vou comprar materiais novos tem que ter espaço logo mim conformo entre um objeto e outro,o de mais necessário.
    Latinha já deixo pintada para não dar ferrugem,caixa de chá vazia,caixa de presente,perfume,minha cunhada brinca não joga fora não que Rose quer!!!
    Ela mesmo cansa de mim pedir para fazer uma embalem bonita ,já aproveito a caixa de perfume ou de sabonete e por ai vai...
    Tinha um monte de copo de Danone quando pensei em jogar fora,aproveitei fiz arranjos de mesa para um chá de fralda,tento aproveitar tudo da melhor maneira possível,quando estar de mais,o que eu acho que menos vou usar no momento jogo fora,agora mesmo fiz uma reciclagem ;retalho de pano,de feltro,de EVA a até papel de scraper ufa dar trabalho para se desapegar!
    beijinsss!!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, eu estava juntando uma porção de revistas que tenho, umas 300 kkkkkkk, para jogar fora, dar pra alguém, mas quem disse que meu coração cedeu, esta tem uma receita que vou fazer, outra tem um modelo lindo, outra tem um ponto diferente, e isso por que nem cheguei nos fio, botões, lãs, fitas... eu acho que não vou dar nada pra ninguém não, ô dúvida cruel kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk é mesmo amiga,sei como se sente.fico assim mesmo.Com o coração apertadinho.Volte sempre viu.bjus

      Excluir
  3. Tudo depende do momento e necessidade.Há muita coisa que pode ser reaproveitado, e com certeza, o planeta agradece!
    Acho lindo a reciclagem e admiro as pessoas que mexem com esta habilidade.Parabéns pelo post.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Maria mas eu não tenho essa habilidade.E como a amiga acima disse dá uma peninha rs
      Obrigada por sua colaboração,quero vê-la mais vezes aqui.bjus

      Excluir
  4. Olá Tania!
    Adorei o seu post, torno minhas suas palavras, é realmente muito doloroso o momento de desapagar de algum objeto, por menorzinho que seja, pois nós "arteiras" sempre temos uma bela (desculpa)ops, utilidade para as coisas, eu diria uma visão e uma imaginação muita aguçada, rsrsrs
    Beijos
    E vamos desapegar para criar cada vez mais!!
    Cleide Peres

    ResponderExcluir
  5. Hola, cómo stas? Hermosos tus trabajos, te felicito.. Dios bendiga tu creatividad.. Te invito a que me visites, serás bienvenida siempre.. Zhobeyda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu carinho e volte sempre,bjus

      Excluir
  6. Ola Tania.. adorei essa sua postagem... é a cara das artesãs o apega né.. Mas é um apego no bom sentido, não no mau né...

    Parabens pelo blog !!!!

    Abçs carinhosos
    Ana Paula
    http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro querida,no bom sentido sempre porque amamos nossa baguncinha.Mas chega um momento que temos que jogar alguma coisa fora ou como sugeriram algumas amigas,fazer um sorteio,reciclarmos enfim transformar o inútil em arte e isso é com a gente mesmo,né pessoal? Bjus

      Excluir
  7. Ola sou do agenda do blog vim conhecer seu cantinho vem me fazer uma visita tbm bjs...
    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda amiga,claro que vou te visitar,com alegria,bjus

      Excluir
  8. Bom dia, Tania. O desapego é muito complicado mesmo de exercermos.
    Acredito que cada um em sua área, tenha ainda mais essa dificuldade.
    O sorteio é uma boa forma de levar aos outros o que eles não possuem, e desabastecer um pouco você.
    De qualquer modo, não é um apego nocivo, apenas tem de ser melhor trabalhado.
    Obrigada pela visita e por estar acompanhando o meu espaço.
    Espero vê-la mais vezes.
    Parabéns pelo blog.
    Beijos na alma e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia o sorteio é uma ótima ideia,inclusive já fiz um com as muitas revistas que tinha por aqui e acredite,comprei o dobro para substituí-las pode isso? kkkk bjus

      Excluir
  9. Olá querida.. passando para agradecer sua ida ao meu blog e retribui-la.. Lindo seu espaço.. desejo-te muito sucesso.. Fica com Deus.. Bjú
    Já estou te seguindo.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras carinhosas,volte mais vezes,bjus

      Excluir
  10. Ainnn, eu sou difícil para ter desapego???
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rosa rss todas nós temos esse probleminha mas somos espertinhas e sempre damos um jeitinho de fazer o desapego ser divertido,bjus

      Excluir
  11. ai ai... esse negócio de guardar o que nem sabemos que é... será que precisamos de terapia??? rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não querida kkkk A terapia já está incluída na nossa arte mas com certeza desapegar também faz bem pois renovamos nossos estoques e nos fortalecemos para mais artes.bjus

      Excluir
  12. Tania amada filha de Deus, bom conversar com você hoje sempre com algo bom para nos acrescentar, querida ainda bem que não sou só eu a juntar tantas coisas, tenho um quarto que poderia ser meu atelie mas não cabe nada de tantas coisas, muitos artesanatos que já fiz, costuras, enfim anos juntando coisas. O que fiz para amenizar, decidi somente pelo patchwork, costura o que sempre amei desde criança, então aos poucos vou dando um jeito nestas coisas entulhadas, um final de semana maravilhoso, na graça de Deus.bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/