30 de jan de 2014

DECIDIU TER UM BLOG?

Oi pessoal,conversando com uma amiga, blogueira iniciante, ela me  me pediu algumas dicas,
percebi que muitas das dúvidas que tive ao começar, ainda assombram quem está chegando agora na Blogosfera.
Então resolvi compartilhar algumas experiências que deram certo para meu cantinho e outras que mesmo não utilizando,podem ajudar vocês .

Claro pessoal, não sou especialista no assunto,minha intenção é dar dicas e  também aceito de coração , a colaboração das amigas e leitoras, que sempre me apoiaram e também são responsáveis pelas minhas conquistas.

Então vamos lá?


Antes de montar um blog, temos que pensar em alguns detalhes como nome que daremos,qual o nosso objetivo,que tipo de blog teremos,quais assuntos iremos abordar,isto o tema do nosso blog (livros,moda,artes,música,política,....)  eu  aconselho vocês a fazer algo que gostem, porque abrir um blog por abrir, é a receita do fracasso,logo ficarão  desmotivados e aí... mais um blog abandonado....

Definido o tema,comece a montá-lo,escolha as cores, fontes,layout que você preferir, sempre tendo em mente que o blog será visto por outras pessoas então, vamos evitar exageros como  cores fortes,letras e enfeites muito grandes...ou coisas repetidas,já vi blog com 2 relógios,vários bonequinhos iguais passeando,é bonitinho mas tira o foco do que realmente você quer mostrar.

Use o bom senso na hora de personalizar pois blogs apagados,com fundo claro e letras que prejudiquem a leitura, afasta as pessoas.
Quem vem te visitar quer se sentir confortável, ter que forçar a vista ou se assustar com brilhos e cores exagerados,músicas (há quem não goste viu) coisas passeando pela página,chuviscos que atrapalhem a visualização do conteúdo,anúncios demasiados ou mal colocados,podem prejudicar e muito suas visitas.

Também fique atento na hora de configurar seu blog.
faça isso antes de começar a publicar seus artigos,pois é comum visitarmos blogs fechados,sem poder comentar,com a irritante VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS ou CAPTCHA ativadas,sem o gadjet de seguidores e por aí vai ,então se você quer visitantes e seguidores,fique esperto.

                                          CONFIGURAÇÕES:

       Quer que seu blog seja visto na rede?  Deixe-o liberado para os mecanismos de pesquisa. Clique em editar

                                                  


Quer comentários? Então libere os comentários 

Desative a VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS isso inibe quem quer comentar. Também deixe uma mensagem para seus visitantes.


Essas são sugestões que podem melhorar a aceitação do seu blog, não se esqueça de salvar tudo antes de sair. Clicando no quadro laranja à esquerda,senão terá que fazer tudo de novo.

Quer ser seguido? libere o Gadjet de seguidores vá em layout> clique em adicionar um gadget>clique em mais gadgets `a direita>clique em seguidores e salve





pronto agora sim,seus visitantes poderão te seguir.

Há outros gadjets que o BLOGGER fornece muito úteis, mas fica à seu gosto.
Meu conselho é  que você faça um TOUR pelo seu cantinho,conheça tudo que tem,como usar.... e escolha o que mais te agradar, tendo o cuidado de não sair  adicionando tudo que vê e desconhece.
Para que seu blog não fique com uma poluição visual.

algumas sugestões  para vocês adicionar:



Eu gosto das postagens populares pois assim meus leitores podem ver o que está agradando mais e fazer uma visita,manter o visitante no blog,pesquisando,lendo posts é sempre uma boa pedida.

As estatísticas do blog servem para você saber como andam suas visitas

Criar páginas exige um pouco de paciência, mas vale a pena, você pode colocar a página inicial como início,home.... é útil quando o visitante termina de ler um artigo e quer retornar ao post mais atual,ao início do blog mas você pode criar mais páginas com assuntos específicos como a listagem das parceiras.um concurso ou o sobre que é um post sobre você para que seus leitores te conheçam ou sobre o objetivo do blog, algo que você quer deixar fixo no blog e fácil para que seja visitado.

Outros Gadjets


Lembrando que para adicionar qualquer um desses basta clicar no sinal de + dentro do quadrado azul.

Esses também são interessantes caso queira fazer uma enquete,fazer uma listas dos blogs que visita com mais frequência ou uma listas dos sites que mais gosta e quer recomendar.
Para quem gosta de ler,você pode sugerir bons livros enfim tem muita coisa para você conhecer,aproveite.Seja curioso(a)
Tem muito mais coisas,marcadores,ícones das redes sociais....

Quando se abre um blog logo pensamos em seguidores e muitas visitas.
Mas isso não acontece da noite para o dia.

É o resultado de muito trabalho e dedicação,ah! você pensou que é só montar o blog, que as coisas acontecem? Não, não é assim que coisa funciona.

Mas não desanime,existem muitas maneiras de divulgar seu cantinho.
Vou dar umas sugestões e também dizer o que eu não acho legal para se fazer.

Primeiro você deve ter em mente que para atrair as pessoas ao blog, 
Deve ser gentil,acolhedor,ter a finalidade de fazer amigos, sim, porque amigos voltam e te ajudam a corrigir erros,te apoiam,dão credibilidade ao seu trabalho.

Claro, é certo que você não tem como visitar todos os seus seguidores mas se retribuir todas as suas visitas,estará dando um grande passo a frente.
pra mim,retribuir uma visita é mais importante que convidar alguém,porque se você não cativar, a pessoa perderá o interesse em fazer outras visitas ao seu cantinho.

Uma forma de fazer amigos que não  falha, são os comentários.
Sei que as vezes passamos meio corridinhos nos blogs,dando um alô e deixando um convite, mas sempre que for possível,leia o post,comente,participe,de palpite,elogie o trabalho,faça perguntas.
E deixe o link para que o amigo retorne (algumas pessoas não concordam com esse procedimento,de deixar o link.Quero dizer que respeito essa opinião,eu gosto de deixar para facilitar a retribuição ou para me identificar mesmo,então fica à critério de vocês.)

Prosseguindo vamos falar de comentários do tipo "me segue que te sigo" confesso amigos que já fui mais chata com relação a esse tipo de comentário,acho que estou ficando velha e mais flexível.Atualmente se o visitante quer usar essa frase, tudo bem, vou lá conhecer o blog e sigo,vai que dou sorte (o que tem acontecido muito) e acabo comentando em vários posts e ganho outra bela amizade.

Como podem ver dou muita enfase ao famoso "gentileza gera gentileza" , se posso ajudar,apoiar as amigas,porque não? Fico feliz quando recebo convites para concursos e posso aceitar,sim porque as vezes, eu não participo , não dá mesmo,mandar fotos de trabalhos que não faço,falar sobre o que não entendo ou quando o  prêmio é algo que não usarei,enfim em geral aceito, só confesso  que fico triste quando essas pessoas que convido,se quer me respondem.Ser gentil deveria ser contagioso,bem...vamos embora.

Seu blog está configurado e pronto para arrasar,falta divulgação, aí amigo,tem muitas opções.

Você pode trocar links com outros blogs,eu faço isso mas só com blogs de artesanato.
Também pode abrir uma página no Facebook para divulgar seu blog e compartilhar seus posts.
Outra ideia é ser adicionado em grupos de divulgação de blogs ou colocar seu nome em listas para que todos possam visitá-lo mas lembre-se de que você também deve visitar e muito,não vai ficar aí, sentado só esperando o peixe cair na sua rede,visite,conheça,mostre o conteúdo do seu cantinho,convide.

Quem não tem a caixinha de LINK ME e quer fazer postarei aqui dois links: (COISINHAS BY DRICA  E GERENCIANDO O BLOG onde vocês podem fazer.
Para quem já tem e quer trocar com a amiga,basta copiar o código que fica abaixo(dentro da caixa) e instalar no seu blog,veja abaixo.

Primeiro copie o link como expliquei acima

Vá em design>layout> e clique em Adicionar um Gadget
                                                                 
                                                       na janela que abrir escolha a opção abaixo



                                                  cole o link no espaço "conteúdo" e salve


Pronto o link está no seu blog

Aqui deixo algumas sugestões onde você pode conhecer novos blogs e ser conhecido.
Meu conselho é que tenha uma mente aberta, não fique preso só ao seu tipo de blog.
Conheça outro conteúdos,seja sempre um aprendiz,porque todos tem algo a nos ensinar.


pessoal lembrem-se antes de entrar para qualquer um desses blogs,
 que com o benefício vem o compromisso,isto é,vejam as regras para participar.

Bom, eu sei que sair por aí divulgando,visitando retribuindo é trabalhoso mas não servirá de nada, se você também não se preocupar com o conteúdo do seu blog.

Seja você mesmo,não copie conteúdos ou imagens,isso não é legal .
Se você encontrou algum assunto interessante escrito por outra pessoa,entre em contato,não copie o conteúdo inteiro,faça uma apresentação com as suas palavras e direcione seus leitores para o blog original. ,mas não deixe de entrar em contato com o autor e convidá-lo para ver o que você escreveu,assim você passa confiança.

Cuidado com imagens soltas pela net,elas tem dono certamente.
Só colocar aquela tag  tipo" algumas imagens foram retiradas da net e se você se sentir prejudicada entre em contato" saiba que nem sempre é  suficiente,eu nem coloco isso,porque é melhor pedir autorização antes; do que esperar que o dono venha reclamar depois.

Sou mesmo a favor de fazer um lugar do meu jeito com as minhas ideias,claro que gosto de divulgar os trabalhos amigas mas com o conhecimento delas é sempre melhor.Surpresas? Só boas né gente?

MONETIZAR OU NÃO

Hoje em dia é muito comum se usar o blog para gerar renda.
O próprio Blogger tem uma ferramenta para isso e na web há muitas ofertas.
Você também (isto para nós artesãs),pode divulgar seus trabalhos ou sua loja no blog.
Ele não funciona como uma loja virtual mas é um ótimo meio de divulgação para sua arte.

Bom,finalizando quero deixar claro,que como eu disse no início tudo que escrevi veio do que aprendi e vi em meus passeios pela web,tem muito mais e  eu sei .Mas por hora acho que tá bom.

Para quem acompanha meu blog,alguns desse assuntos já foram abordados por mim mas acredito que agora está mais explicadinho.
Não esqueçam de visitar os sites sugeridos,vale a pena.
Deixem seus comentários viu.


SITES SUGERIDOS




26 comentários:

  1. Ótimas dicas.
    Servem tb pra blogueiros mais experientes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Caramba... eu simplesmente ameeei teu post ! :)

    Concordo com tudo o q vc disse e ensinou, TUDO mesmo. Até a abertura sobre colocar links e pedir pra seguir de volta. Essa segunda é meio chatinha sim e, como vc, no começo eu não curtia muito quando vinham "só com esse interesse", mas hj em dia tb estou mais flexivel e retribuo sim, e com gosto. Ja fiz amizades muito legais assim.

    Sobre os links nos comentários, pq não né ? Se a pessoa perdeu um tempinho pra vir ao teu Blog e comentou, pq negar isso a ela ? Ontem mesmo entrei em um Blog e gostei muito do post da pessoa, aí fiz um comentário enorme (tipo esse uhahuaua), coloquei meus links no final, como sempre faço e, antes de clicar pra dar entrada no comentário, li na parte da mensagem que fica em cima algo como: "Não coloque nenhum tipo de link no comentário. Comentário com links serão devidamente apagados." Aí já desanimei né. Apaguei tudo e não comentei.

    Parabéns pelo post viu. Vai realmente ajudar muita gente ;)

    Beijão !!

    Fan Page do Blog Que Não é Blog

    Divulgação De Blogs Amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria ver que o post está sendo útil,volte sempre tá,bjus

      Excluir
  3. Bom dia amiga ótimas dicas pra quem ta começando..um ótimo fim de semana....
    clique aqui e confira minha postagem de hoje

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia amiga!
    Dicas maravilhosas e úteis, vou roubartilhar pro meu blog kkk
    Bjs !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ei Tânia!!! Bom dia!!! Vim parar no seu post redirecionada por outro blog ( Marilac) e amei as dicas!!! Parabéns por compartilhar sua experiência!
    Bjux e um bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Adriana,já foi ao seu cantinho e recomendo porque é tudo muito caprichado.Volte sempre,bjus

      Excluir
    2. Obrigada minha flor! Quanto ao link-me, é só você me explicar como faz... sou inexperiente no mundo dos blogs.. rsrs... Bjux

      Excluir
    3. Obrigada pelas dicas! Você já está na lateral do meu blog... Bjux

      Excluir
  6. Ótima postagem Tania.
    Bjim e um bom fim de semana pra você.
    http://daisedantas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua postagem,eu tb estou mais flexível a esse comentário segue que te sigo de volta,mas ainda prefiro que não use ,parece q a pessoa so te seguirá por obrigação. Fui ver se meu blog tinha essas permissões do primeiro quadro , mas tinha .Como vc falou ,um blog requer amor ao seu trabalho,blogar requer paciência e perseverança. bjs ótima sexta.
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Post muito bacana aprendi muito e vou por em pratica,obrigado por compartilhar conosco sua experiência,bjus e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tania!
    Gostei muito do post! Como sempre , compartilhando experiências! Obrigada!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Tania obrigada por compartilhar suas experiências, eu estou começando e esse seu post
    vai me ajudar muito.
    obrigada
    Penha

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, vim agradecer por sua visita ao http://deiarteamor.blogspot.com.br, seja sempre bem-vinda! Parabéns também pela postagem, é de muita utilidade. bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Tania!
    Reabri meu blog depois de um certo tempo parado devido a problemas pessoais, então sou nova nesse mundo virtual... meu blog é um bebê,rs.
    Obrigada pelas dicas, foram muito úteis.
    Adorei seu cantinho! Já estou te seguindo!
    Te espero no meu cantinho pra uma visitinha. Seja bem vinda!
    http://byluciamadeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, fiz o meu blog já tem uns 2 meses , mas confesso que as vezes ainda fico meia perdida .

    Obrigada pela sua visitinha lá no meu cantinho , será sempre bem-vinda lá! Bjos
    http://vaidadesfeminina-blogdadani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Tânia! Estou retribuindo sua visita...adorei seu blog. Já estou te seguindo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Tânia!
    Estou engatinhando com meu blog e suas dicas estão ajudando muito. Já estou te seguindo!
    Um cheiro

    ResponderExcluir
  16. Tania que bacana essas dicas !!! Sou iniciante e simplesmente amei !!!
    Não sou boa de artes manuais, mas estou te seguindo, pois gostei muito do seu trabalho bjbjbjbj

    ResponderExcluir
  17. Tânia amei esse tópico do seu blog, vai me ajudar muito pois não sou muito boa em configurações rsrs Obrigada!
    E já trabalhando em uma de suas dicas aqui vai meu blog: http://bypaulalilian.blogspot.com.br/ Beijo, Paula

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/