26 de ago de 2014

PLÁGIO,UM HÁBITO QUE SE REPETE

Olá pessoal,estive um pouco sumida por problemas na minha internet e agora retorno com este assunto que parece estar de volta ao nosso meio.Infelizmente.

Muito tem se falado sobre PLÁGIO,muitos blogueiros e artesãos como a IVONE  do BLOG ART'N'CROCHE e a PATRÍCIA do BLOG AMOR EM CADA PONTINHO tem se colocado contra essa prática na blogosfera mas parece também que uma minoria,assim espero,é a favor do famoso copia e cola ou não tem ideia do prejuízo que essa atitude, provoca em quem tem um artigo ou imagem copiada.

                                                           

Outros acreditam que apenas dar créditos ou deixar um aviso no blog,dizendo que retira tudo, caso alguém reclame  seja suficiente.Enfim acreditem, isso não muda nada.Imaginem alguém entrar em sua casa,pegar algo seu,divulgar como se dele fosse e dizer que se você reclamar,apenas diz que é seu ou te devolve? Seria mesmo suficiente para você?



Mas o pior é que nem assim funciona,há blogs por aí que vivem disto,pegam imagens,artigos inteiros sem te avisar ou pedir autorização e postam como se deles fossem e ainda ganham lugar nas pesquisas e dinheiro às custas do trabalho dos outros.Mais triste ainda é quando os donos dizem que estão "homenageando" o dono do artigo,copiando tudo,na íntegra? Quem aí quer essa homenagem?

Outro fato é  que infelizmente, algumas pessoas confundem tudo.
Dizem que não queremos compartilhar nosso conhecimento. Para quem pensa assim,vale lembrar de que "compartilhar" é uma coisa.Se uma artesã faz um passo a passo e coloca em seu blog,ela já está COMPARTILHANDO.Agora isso não dá o direito de ninguém pegar o artigo inteiro e  postar no seu blog aí amigo,é PLÁGIO mesmo,sinto muito.

Meu conselho,gostou de alguma coisa?
Faça um texto falando com suas palavras o que viu e onde onde viu,cite a matéria e ponha apenas o link para direcionar seus leitores ao blog original,isso é sim, é uma homenagem.Mais importante ainda, é avisar ao dono do artigo que você o está homenageando.Agora pegar,copiar e colar com créditos ou não,está  errado!!!!!

Claro que tem uma algumas pessoas que fazem por não terem conhecimento.
Por isso,devemos sempre entrar em contato com a pessoa e dizer como queremos que nosso trabalho seja divulgado.
Tempos atrás uma blogueira fez isso,conversei com ela e fui prontamente atendida,o melhor é que ficamos amigas,pois ela é não só é uma pessoa do bem como talentosa artesã,apenas não tinha muita prática em blogs.Hoje ela é uma grande aliada nessa nossa luta para VALORIZAR o artesanato.

Você que está lendo, junte-se a esta campanha,não vire as costas porque amanhã você  pode também passar por isso!!!!

Quer ler mais sobre o assunto?
Veja os SITES RECOMENDADOS e não deixem de visitar as amigas que estão fazendo parte dessa campanha,divulgue,escreva também sobre o assunto,compartilhe suas experiências e opiniões,comente!!!  

SITES RECOMENDADOS:

GERENCIANDO BLOG:http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/11/plagio-o-que-fazer-contra-essa-praga.html

ELAINE GASPARETO:http://www.elainegaspareto.com/search/label/Blog%20protegido

ART'N'CRCOHE: http://artncrochet.blogspot.com.br/

AMOR EM CADA PONTINHO: http://amoremcadapontinho.blogspot.com.br/

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada por sua participação amiga.Bjus

      Excluir
  2. Olá Tania! Gostei do Texto... O plágio é algo tão comum nas redes virtuais...

    Uma coisa é buscar inspirações quando não se tem cabeça pra pensar em algo diferente, outra coisa é copiar tudo o que os outros fazem! ;)

    Quero convidar você a vir participar do meu Chá de Bebê Virtual! Vou sortear prêmios pra quem participar! Vem dar uma espiada:

    http://www.aartedaartesa.blogspot.com.br/search/label/Ch%C3%A1%20de%20Beb%C3%AA%20Virtual

    Beijinhos =** Uma ótima Terça pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por sua participação amiga.Bjus

    ResponderExcluir
  4. Estaremos sempre na luta contra o plágio!
    Conscientizando os menos entendidos e denunciando os espertinhos!
    Ótimo Post, Tania!

    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga.bom demais contar com seu apoio.bjus

      Excluir
  5. Quando vejo algo nos blogs amigos eu sempre peço se eu gostar para poder publicar no meu.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell,isso mesmo,o ideal é entrar em contato antes de fazer qualquer coisa.Obrigada por sua participação.bjus

      Excluir
  6. BOM DIA, COLEGA TÂINIA!
    INFELIZMENTE, ISSO É UMA LÁSTIMA E ESTÁ LONGE DE TERMINAR POIS GENTE MAU CARÁTER "TEM PRA FAZER SOPA". É FATO! :( ELES TEM MEDO MAS NÃO TEM VERGONHA E SEMPRE QUE ACHAM BRECHA, ATACAM.
    Ô, MOÇA...
    ANDEI MEIO DOENTE DA GARGANTA E OUVIDOS E DEIXER DE VISITAR AS COLEGAS POR UM BOM PERÍODO E TAMBÉM TÔ TRABALHANDO AJUDANDO MEU MARIDO DÁI TÁ MEIO CORRIDO MAS SAIBA QUE NUNCA ME ESQUEÇO DAS COLEGAS, VIU?
    DÊ UMA PASSADINHA EM "GAM DOLLS (2)". POSTEI ARTEIRICE NOVA, HOJE.
    TENHA UMA LINDA TERÇA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amiga,atitude lamentável.Grata por sua participação.bjus

      Excluir
  7. Existem inúmeros adjetivos que qualificam o plágio, pode-se citar como algo desleal e irritante, mas o principal deles é um substantivo. Plágio é crime! Como dirigir sob a influência de álcool, ou mesmo, cometer um assassinato.
    Eu o considero como um tipo de roubo. Roubo das idéias e palavras de alguém. Mas vamos ser razoáveis e antes de partir pra busca da legislação atual, acho válido entrar em contato com o plagiador e dar uma dura.
    Felizmente isso nunca aconteceu comigo, mas não sei como me sentiria se acontecesse.
    Parabéns pelo tema. :D

    bju
    http://michele-otero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Michele e também acho que é muito importante entrar em contato com quem faz isso e tentar resolver o problema.Grata por sua participação,bjus

      Excluir
  8. Oi Tânia!!
    Parabéns pelo post!
    Esse negócio de plágio realmente tá tirando mt gente do sério. É algo desnecessário que só demonstra incapacidade de produzir algo útil,salvo nos casos de comprovada inexperiência de uma blogueira iniciante.
    A ganância por dinheiro é a maior mazela do mundo. Dela nascem a má fé,a crueldade e tantas outras coisas negativas que destroem o ser humano e a sociedade.
    Quem se dedica em produzir um produto de qualidade,como você,se vê a mercê das oportunistas de plantão.
    É profundamente lamentável.
    Que sirva de alerta a tds as artesãs conscientes e de reflexão às que estão na canoa furada do plágio.
    Mt obrigada pelas menções a mim e a meu blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Amiga , amei o post ,já fui ver o post da Ivone também que eu não tinha visto e resolvi me juntar a vcs , amanhã postarei algo a esse respeito também , TEMOS QUE NOS UNIR! Bjs.

    ResponderExcluir
  10. OLÁ PARABÉNS PELA INICIATIVA... TIVE UMA CRIAÇÃO MINHA COLOCADA EM UM FOLDER COMO SE FOSSE CRIAÇÃO DA OUTRA PARTE... ACHEI UMA FALTA DE RESPEITO, FALTA DE DOM PARA CRIAR SUAS PRÓPRIAS PEÇAS, ENFIM, FALTA SENSO NESSAS PESSOAS. PODE CONTAR COMIGO PRA DIVULGAR ESSAS PESSOAS, PENSO ATÉ QUE DEVERÍAMOS PUBLICAR O NOME DELAS PRA Q TODOS SAIBAM QUE AQUILO Q ESTÃO DIVULGANDO NÃO SÃO CRIAÇÕES PRÓPRIAS E SIM DE OUTRAS PESSOAS. BJ
    Lucêni Sertoro/ www.ka-fofoatelie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Querida Tânia, sinceramente talvez por falta de experiência em blogs, não sou blogueira diária , por falta de tempo também mas acho tudo isso muito delicado.
    A minha opinião , se um trabalho for compartilhado, respeitando o nome de quem fez não vejo problemas, problema sim, se colocar como seu um trabalho que não fez. mas por outro lado, vi um trabalho gostei, fiz um igual postando e dizendo de onde veio, quem fez não vejo problemas. Como ficam os grupos nessa linha de pensamento ?

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por sua participação amiga Diva.Só esclarecendo que fazer um trabalho igual não é copiar e sim se inspirar,isso todos nós fazemos.O que me refiro aqui,é a cópia de nossos artigos (no blog) na íntegra,sem autorização.Isso acontece muito,há pessoas que chegam a apagar a marca d'agua.bjus

    ResponderExcluir
  13. Boa postagem querida, concordo plenamente com tudo que você escreveu. Boa tarde querida, e beijinhos meus para ti.

    ResponderExcluir
  14. Eu também fico feliz quando alguém compartilha o que eu bordo, me da os créditos.Mas infelizmente eu ja passei por isso e não só uma fez.Me pegaram muitas fotos minhas do tenho em que ainda não colocava marca d'água e foi postado num blog e dizia ser tudo trabalho dela, pegando encomendas ínfim.Sofri muito.Essa pessoa também tinha face e você entrava nas fotos dela e lá estava álbuns com minhas fotos e nada dizia que era

    ResponderExcluir
  15. Parabens, pelo post amiga.Mas isso ter que ser alertado mesmo.É tão bonito e agradável quando alguém comenta o seu trabalho,eu amo o que eu faço e estou sempre elogiando os trabalhos das minhas amigas.Pra que fazer isso.beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Tânia,voltei para ler a repercussão disso tudo e fico cada vez mais escandalizada.
    É um absurdo atrás do outro.
    Meninas,vamos nos juntar no combate dessa pouca vergonha!
    Nos unindo,as oportunistas vão enfraquecer,se forem colocadas na praça como vigaristas.
    Bjs a tds as amigas

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo post! Apoiada... A Luta contra o Plágio e as parasitas da net não pode parar. Há algum tempo fiz uma matéria sobre isso também. Se todas começarem a divulgar e a comunicar as autoras os plágios encontrados. Felizmente a maioria das pessoas não faz isso. É uma minoria que faz isso... Combatendo venceremos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sônia Maria pelo apoio,realmente é uma luta árdua mas não podemos desistir,falta informação e em alguns casos boa vontade das pessoas até para ler todo o post.Conte conosco.Bjus

      Excluir
  18. Bom dia, bom dia!
    Vim voando lá da Toninha e sou a favor desses artigos explicativos.
    Como vc disse, muitos não sabem, principalmente os novatos em blogs. Eu nunca fui a favor de copiar conteúdos de blogs. Sempre pesquiso pra postar e linko outros lugares para quem quiser ir nas fontes.
    Infelizmente, a internet nem sempre traz as fontes reais, pois a cópia é tão viajada que qdo julgamos achar a fonte, essa pode não ser.

    Divulgar é sempre importante e estou nessa também.

    Abraços e linda semana.
    Márcia (Poções de Arte).

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/