20 de jan de 2015

RESPEITE E PRONTO.SIMPLES ASSIM.

Olá pessoal,
O papo sério de hoje é sobre um acontecimento que considero desagradável mas que já vi acontecer várias vezes, principalmente nas redes sociais.

É fato que  cada artesão tem sua especialidade.Cada um tem seu jeito, sua técnica por isso o artesanato é sempre rico, único e exclusivo.
Então porque criticar o trabalho alheio?

Não falo de críticas construtivas, de orientação quando convidados a dar  ou  uma sugestão sobre determinado trabalho.
Falo de esculhambar a peça e quem a fez, de dizer que está mal feito e até  dizer que faria melhor.

Isso na minha opinião, não é atitude de um artesão profissional porque respeito e ética são princípios que devemos sempre defender.



Vamos pensar que ninguém nasce sabendo tudo, que a experiência, o talento são pessoais e não se desenvolvem da mesma maneira em todos.

Denegrir um trabalho, caçoar de um artesão, na verdade me parece coisa de gente frustrada, invejosa,incapaz de sentir apreço pelos outros e ninguém quer ser assim, não é mesmo?

Claro que todos podemos ter nossa opinião  sobre determinada técnica, todos  temos o direito de gostar e não gostar de algum trabalho do colega mas daí expressarmos isso em público, ofendendo a pessoa, é desnecessário.

Nós artesãos já lutamos tanto para expor nossas artes, para sermos valorizados então se não pudermos fazer parte da história de sucesso de alguém, não vamos contribuir para seu fracasso.

Se é para falar, vamos incentivar, apoiar, porque acredite palavras boas tem retorno agradável, já as ruins.....
Ninguém precisa bajular ninguém, colocar qualidades num trabalho que não apreciou mas respeitemos nossos colegas, do mesmo jeito que queremos ser respeitados.Fica a dica.

6 comentários:

  1. BOM DIA, COLEGA TÂNIA!
    ÓTIMO TEXTO, ÓTIMA POSTAGEM!
    TEM MUITA GENTE QUE SE ACHA, QUE COME SARDINHA E ARROTA CAVIAR. INFELIZMENTE, É FATO! :(
    Ô, MOÇA!
    POSTEI MAIS UMA LINDA BONECA RESTAURADA. PASSE LÁ EM "GAM DOLLS (2)" PRA ESPIAR. VOCÊ VAI ADORAR!
    FICAREI FELIZ COM SUA VISITINHA E COMENTÁRIO.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,que bom que gostou o objetivo da postagem é nos incentivar a repensarmos nas palavras que usamos com nossos colegas e amigos.Claro que vou visitá-la,bjus arteiros.

      Excluir
    2. Oi Tãnia. lamentável que coisas assim aconteçam. Não sei o que passa, sinto uma concorrencia tão destrutiva na blogosfera. Acredito que tem espaço para todo mundo. E como voce citou muito bem, se eu não puder ajudar para o sucesso de alguem, nao quero estar no fracasso. Triste tudo isso. Fico tao feliz qdo vejo as meninas que conheci aqui ànos atraz começando e hoje com seus atelie , produzindo bastante. poxa é tão bom isso! Gostei do seu texto, quem sabe assim, as pessoas pensem um pouquinho antes de ferir ou denigrir alguem. Eu ja soube de meninas q desistiram de suas artes, por se sentirem discriminadas. Por que alguem disse que elas nao eram tão boas e elas acreditaram. Muito triste tudo isso! bjoo otima semana pra vc.

      Excluir
  2. Nossa, você esta super certa...
    http://blogumameninaquasemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Respeito é o mínimo que podemos pedir aos seguidores, pois não visitamos blogs para ofender, e sim para conhecermos os trabalhos dos colegas.
    Atitude ridícula e lamentável!
    bjus e bom final de semana,amiga!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Venha participar do sorteio 450 seguidores do Blog Ponto Cute. Participe e Boa Sorte!
    http://pontocute.blogspot.com.br/2015/01/sorteio-450-seguidores.html

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/