8 de jun de 2015

FIDELIZAR É O CAMINHO

Olá pessoal, faz algum tempo que não tenho um papo sério com vocês e hoje gostaria de trocar algumas ideias sobre Vendas e como fidelizar seus clientes.
Para quem faz e vive do artesanato as dificuldades são muitas, o alto preço do material, a desvalorização do trabalho manual e principalmente, na minha opinião, os problemas com a entrega .

Bom mas isso como dizem, faz parte do ofício.E nós artesãs estamos cada vez mais, procurando aprender a lidar com esse tipo de situação,pois há muito já deixamos para trás " aquela imagem de vovozinha fazendo tricô na cadeira de balanço" hoje o artesanato não idade nem sexo e é sem dúvida uma fonte de renda além de uma terapia.

Mas quando chega a hora de vender,...A coisa toda muda!
Hoje a venda não termina quando o cliente paga a peça.,isso é apenas o inicio do processo.Uma vez recebido o pagamento,a peça tem que ser enviada e o cliente tem que receber e o mais rápido possível para ficar satisfeito e voltar a comprar conosco,ou seja,nosso objetivo não deve ser só vender e sim fidelizar o cliente.

Aí amigos precisamos de atenção!
Muitas de nós se preocupam em acompanhar a entrega junto aos correios,manter se possível , o cliente informado sobre o andamento de seu pedido e após o recebimento entrar em contato pedindo que a pessoa avalie o atendimento,a qualidade,... o famoso Feedback



Acompanhando a entrega saberemos se está dentro do prazo e caso haja algum tipo de atraso ou problema na entrega,providências sejam tomadas.Sim amigos,porque o cliente deve ser tratado com respeito, não cabe a ele ficar ligando para os correios para registrar queixa e sim quem vende.

Claro que numa empresa dificilmente haverá um funcionário cuidando pessoalmente de cada envio mas estamos falando de nós,artesãs,que acredito podermos dar uma atenção maior, assim vamos perder um pouco de nosso tempo e ganhar qualidade.


Minha experiência como consumidora, pois compro com frequência em lojas on line é que o pós venda infelizmente ainda deixa à desejar.
Essa semana mesmo, reclamei com a a atendente de uma loja onde sobre uma entrega que  desde o dia 22 estou aguardando e que segundo os Correios deveria ter chegado na quarta feira passada.

Pois bem, a pessoa que me atendeu e disse que tenho que esperar pois não venceu o prazo que seria de 12 dias,detalhe que tenho um e mail dessa mesma pessoa dizendo seriam 10 dias e para piorar, ela falou que não adianta eu ligar para os correios nem para a loja, pois não é possível se quer registrar queixa,por estar ainda dentro do tal prazo.

Enquanto ela dizia isso, eu registrava a queixa no site dos Correios, mostrei para ela o numero do registro que deveria ter sido feito pela empresa e disse que não voltaria a comprar com eles.Pois entendo que o atraso não é culpa deles mas a falta de providencias e porque não dizer...Interesse  é deles sim.

Esse episódio me fez ficar mais preocupada em atender melhor meus clientes e compartilhar com vocês essa experiência.Gostaria muito que comentassem e deixassem opiniões e sugestões pois sempre temos algo à aprender.


6 comentários:

  1. Olá, amiga, gostei muito de conhecer o seu blog! Seus trabalhos são lindos! Quanto as compras online, a loja tem que fornecer o número de rastreamento de pedidos dos Correios para o cliente. Assim, a gente tem como saber o andamento da entrega do pedido e se a loja postou mesmo no Correio. Se a loja é séria, ela não tem porque negar o fornecimento desse código de rastreamento!
    Beijocas,
    ♥Priscila♥

    ResponderExcluir
  2. Bjs. e obrigada pelo recado no blog!
    Pati Asai
    www.cantinhodapatiasai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu sempre acompanho tudo, acho que até encho o saco demais das clientes...rsrsrs mando foto antes de enviar... mando o cód de rastreamento dos Correios... se os Correios demoram muito, me desculpo.... mesmo não sendo culpa minha e quando vejo que já foi entregue, pergunto de tá tudo certinho, se gostou...
    Em lojas online grandes... o que me chateia é que normalmente a pessoa encarregada de nos atender parece um robô ou não sabe entender o que escrevemos... são respostas curtas e Às vezes nem respondem o que realmente queremos saber...
    Otimo post, Tania! E obrigada pelo recadinho lá no meu blog sobre o plágio que sofri... essa coisa tá ficando fora de controle! Já me apareceu gente falando que a fulana não fez por mal... que ela não faz crochê, é apenas uma intermediadora entre clientes e artesãs... que ela ajuda algumas artesãs a vender... mas eu não fui consultada, ninguém veio me perguntar se eu queria ajuda, se podia copiar a minha postagem na íntegra e postar.... lamentável....
    Bom... sempre que posso, posto algo falando sobre essa atitude inadmissível... se precisar da minha ajuda em algo sobre isso, só me chamar.
    super beijo
    http://amoremcadapontinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog, é muito legal e já estou seguindo
    Poderia seguir de volta? http://www.negaotv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É isso! sempre bom compartilhar experiencias com que nos entende!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/