VENHAM CONHECER

7 de mar de 2017

AS ARTES QUE FAÇO-CROCHÊ

Olá pessoal,
nós artesãos,temos uma certa dificuldade em ficar paradas,nossa criatividade muitas vezes nos obriga a ir além das técnicas em que trabalhamos.
É muito comum, encontramos artesãos que fazem duas ou mais técnicas.
E para alguém como eu, que desde criança convive com fios,tecidos e artesanato unir técnicas é bem normal.
Sendo assim, farei alguns posts, contando um pouco das artes que aprendi ao longo dos anos, algumas que infelizmente devido ao tempo, nem faço tanto mas todas tem um papel importante na minha vida de artesã. Vamos começar?



                                          CROCHÊ

Foi através do crochê que dei meus primeiros passos no artesanato.
Mesmo tendo ótimos exemplos na família,minha mãe fazia macramê e minha irmã costurava,fazia bichos de pelúcia e bonecas.
Eu conheci o crochê através de uma vizinha,crocheteira de mão cheia,que me ensinou a fazer squares,quadradinhos feitos com linha,que na época era fina e com aquelas agulhas, que de tão finas furavam o dedo,se a gente bobeasse.
Dificuldade não faltou mas consegui aprender,porém com a chegada da adolescência,deixei um pouco de lado para focar nos estudos, mas não demorou muito, para que as linhas voltassem a fazer parte da minha vida.

Eu fazia panos de prato e caminhos de mesa que vendia para a vizinhança. Estamos falando de décadas antes da internet,das lojas virtuais... A coisa toda, era de porta em porta e confesso que as vezes sinto um pouco de falta,pois fazia muitas amizades.
Mas apesar da ausência das facilidades que temos hoje, essa atividade foi marcante na minha vida,me fez entender, que o essa seria a atividade que de fato eu iria exercer..Mesmo tendo que cuidar da casa,filhos e marido, sempre arrumava um tempo para produzir  barradinhos,flores e outras delicadas peças.

Hoje o crochê virou mais que um trabalho,é uma terapia e com as novidades do mercado,agulhas com cabos plásticos,barbantes coloridos,Crochetar faz parte da minha vida.

                 vejam algumas peças que fiz.





2 comentários:

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/