21 de abr de 2017

A HISTÓRIA DO FUXICO

Olá pessoal,

hoje vamos sobre uma assunto que gosto muito,uma arte que faz parte de minha vida,há alguns anos e que muitos de nós desconhecem sua origem e sua importância no mundo do artesanato.


 Os  FUXICOS!
 O fuxico é uma técnica artesanal que constitui no reaproveitamento de tecidos,cortados em forma circular,alinhavado em toda a sua volta,puxa-se a linha até franzir formando o FUXICO.
                                                 
                                             

                                                                          origem


O fuxico surgiu no interior do Brasil,há cerca de 150 anos.Confeccionado originalmente por mulheres que se reunião para costurar e trocar mexericos,daí o nome da arte de FUXICAR.
Logo a técnica evoluiu,conquistando todo o país.O fuxico é uma arte versátil,podendo ser feitos de vários tipos de tecido e em várias formas.
A técnica também pode ser agregada a outros tipo de artesanato como o crochê,para formar peças delicadas e únicas.

Sucesso na decoração como toalhas,almofadadas,colchas,cortinas,panôs e feitos tanto de algodão como em chita,oxford  e até de tecidos mais delicados.
O fuxico alcançou com rapidez o gosto popular e hoje podemos ver peças  até nas passarelas através de vestuário,customização e até bijuterias.

As antigas formas arredondadas deram espaço para outras formas como coração,dobraduras,quadrado,montagem de flores e bichos.É também muito usado em enxovais de cozinha e infantil.

                                   


Originalmente feito de forma artesanal,hoje podemos contar com máquinas e gabaritos plásticos que facilitam sua execução.Assim,o FUXICO pode ser executado por mulheres,homens e crianças de qualquer idade,como terapia ou como fonte de renda.Eu conheci o fuxico em 2005 e desde então estou apaixonada por essa técnica tão versátil.





 

Um comentário:

  1. Também adoro fuxicos. E cada vez mais existem técnicas diferentes e materiais novos, mas nada impede de continuarmos na velha técnica.
    Um abraço.
    marilise3673.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/