21 de abr de 2017

A HISTÓRIA DO FUXICO

Olá pessoal,

hoje vamos sobre uma assunto que gosto muito,uma arte que faz parte de minha vida,há alguns anos e que muitos de nós desconhecem sua origem e sua importância no mundo do artesanato.


 Os  FUXICOS!
 O fuxico é uma técnica artesanal que constitui no reaproveitamento de tecidos,cortados em forma circular,alinhavado em toda a sua volta,puxa-se a linha até franzir formando o FUXICO.
                                                 
                                             

                                                                          origem


O fuxico surgiu no interior do Brasil,há cerca de 150 anos.Confeccionado originalmente por mulheres que se reunião para costurar e trocar mexericos,daí o nome da arte de FUXICAR.
Logo a técnica evoluiu,conquistando todo o país.O fuxico é uma arte versátil,podendo ser feitos de vários tipos de tecido e em várias formas.
A técnica também pode ser agregada a outros tipo de artesanato como o crochê,para formar peças delicadas e únicas.

Sucesso na decoração como toalhas,almofadadas,colchas,cortinas,panôs e feitos tanto de algodão como em chita,oxford  e até de tecidos mais delicados.
O fuxico alcançou com rapidez o gosto popular e hoje podemos ver peças  até nas passarelas através de vestuário,customização e até bijuterias.

As antigas formas arredondadas deram espaço para outras formas como coração,dobraduras,quadrado,montagem de flores e bichos.É também muito usado em enxovais de cozinha e infantil.

                                   


Originalmente feito de forma artesanal,hoje podemos contar com máquinas e gabaritos plásticos que facilitam sua execução.Assim,o FUXICO pode ser executado por mulheres,homens e crianças de qualquer idade,como terapia ou como fonte de renda.Eu conheci o fuxico em 2005 e desde então estou apaixonada por essa técnica tão versátil.





 

8 comentários:

  1. Também adoro fuxicos. E cada vez mais existem técnicas diferentes e materiais novos, mas nada impede de continuarmos na velha técnica.
    Um abraço.
    marilise3673.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita querida,volte sempre.bjus

      Excluir
  2. Tania bacana as informações da história do fuxico, eu acho lindo os fuxicos ficam uma gracinha na decoração de algumas peças, adorei saber mais um pouco dessa arte, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou amiga,volte sempre,bjus.

    ResponderExcluir
  4. Acho fofos e lindos os fuxicos.Gostei de saber da história de como surgiu.Não sabia!

    ResponderExcluir
  5. Amo fukico adorei saber a historia do fuxico como surgiu.. amei!!! bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ainda ouvido falar, mas agora aprendi mais uma coisa e super interessante ainda mais agora que temos que aproveitar ao máximo as coisas essa será mais uma opção de se evitar o desperdício

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber de onde surgiu o fuxico, realmente a gente as vezes aprende algo novo mas não tem ideia de onde veio nem de quem o criou .... Acho essa arte muito fofa!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/