2 de ago de 2017

QUANTO VALE O SEU TRABALHO?

Olá pessoal,
hoje vamos falar de um assunto que interessa não só aos colegas artesãos como a todos que fazem algum tipo de arte,seja ela manual ou até virtual.

Quanto vale o seu trabalho?
Não pretendo aqui dar regras de como cobrar pelo que você produz mas quero compartilhar com vocês,algumas experiências e juntos chegarmos ao verdadeiro valor do nosso trabalho.

Para começar,como todos sabem eu estive no mês passado na feira Mega Artesanal e lá,pude ouvir o querido Rogério Chiaravalli falando sobre "desconto" e comecei então a refletir sobre isso. E é o que quero expor aqui.A minha opinião e se possível,saber a de vocês.

Imaginem que vocês fazem peças muito criativas,no meu caso,flores de tecido e uma flor custa por exemplo 3,00.Para fazer esta flor você vai gastar tecido,cola,energia elétrica no caso de cola quente e dependendo da flor,a máquina de costura,botão forrado ,que mesmo tendo a maquina de forrar,os botões tem que se comprar e se você vende suas peças através de algum marketplace,ainda tem a tarifa de venda e o mais importante...o seu trabalho,o seu tempo.
Então vem o cliente e pede 100 flores mas quer que você dê um bom desconto.
Aí que te pergunto,você daria?
Alguns clientes ainda falam que viram uma flor idêntica pela metade do preço.


Bem,pensem comigo.

As flores(sua peça) não serão entregues prontas, para que você repasse ao seu cliente,você terá que arrumar os tecidos,passar,cortar,colar.... e sendo 100, vai fazer isso cem vezes.
Vai precisar separar horas em seu dia para essa tarefa,que vai certamente levar muitos dias,depois de pronto, vai conferir e embalar.


E olhe que não contei com os imprevistos,o material falta por exemplo e você tem que sair correndo para comprar.
Depois de tudo pronto,do valor que você vendeu,ainda será debitado a tarifa da loja ou do pagseguro(moip,mercado pago...) ou os dois.E agora,você acha justo ainda dar desconto?

Algumas pessoas pensam assim(eu já pensei) ah mais se o cliente pagar através de deposito darei um bom desconto,afinal não terá tarifas.Sim mas e o seu trabalho? Vai ser menor?

Gente,nosso trabalho é único,se a pessoa estivesse procurando um produto pronto,feito numa empresa por maquinas,não nos procuraria.Não somos lojas de 1,99,o que fazemos é personalizado e muitas vezes criado na hora para o cliente,não deixe que ninguém desvalorize isso.

Eu já atendi cliente fora de hora,na rua,dei atenção porque é como gosto de ser tratada, então se dou um desconto,estou dizendo para ele que meu serviço não tem valor.E não é essa a mensagem que quero passar,não quero que ele volte porque dou desconto e sim porque gostou do meu trabalho.

 fuxicos de 1 cm apenas muito trabalho e tempo para cortar e costurar.Totalmente artesanal.

Quando o cliente começa a fazer comparação com a arte de outro então,eu nem discuto,prefiro até que  ele escolha a opção mais barata,Afinal é um direito que ele tem.

Já tive um cliente que queria
um desconto de 50% porque viu outro artesão que fazia por menos e ainda disse,se ele faz, a senhora também pode fazer.
Então educadamente disse pra ela que não faria o preço dele mas que respeitava o valor que o artesão dava ao seu trabalho,o meu é esse.Afinal cada um tem seu jeito de precificar sua peça,quem sou eu para julgar a arte dos outros?

Mas a desculpa da quantidade é a mais usada e muitas vezes funciona.
Não mais comigo,porque faz tempo, que aprendi que para nós artesãos,quantidade é sinônimo de mais trabalho,mais tempo,mais dedicação..Por isso me recuso a trabalhar por vinte e receber por dez.

Claro amigos,cada pessoa tem seu jeito de pensar,as vezes fico surpresa com os valores de determinados produtos,não consigo entender como pode estar tão baixo mas cada um tem seu jeito de gerir seu trabalho não é mesmo?
Talvez a diferença de preço seja na quantidade em estoque,no tempo que está tentando vender,no fato de ser pronta entrega e no custo da hora de trabalho,enfim cada um tem suas razões não só para cobrar mais barato,como também para cobrar mais caro,porque não?

Uma pessoa que tem menos tempo  ou está com muito trabalho ou comprou o  material por um preço maior,enfim o valor da peça não é calculado em só fator,são muitas coisas a que se pensar.

E o mais importante,é saber explicar isso para o cliente,fazer ele entender, que o que você faz ,faz com amor,muitas vezes é até personalizado,e que não pode ser igual ao do outro artesão.

Cada um tem seu talento,sua especialidade.,trabalhamos com inspiração e não imitação.
Isso é muito importante  termos em mente,porque imitar,a meu ver, é um grande passo na direção do fracasso.
Sempre digo que não faço igual,faço a minha versão,me inspiro em determinada peça.

Finalizando gente,reflitam bem sobre dar, ou não o desconto.
Não se preocupem com os preços do concorrente e sim com o seu.
Procurem fazer o seu melhor,para que seu cliente sinta segurança em te escolher,porque você pode atende-lo com gentileza e do jeito que ele quer e merece.
A fidelidade do seu cliente deve ser baseada em qualidade,pontualidade,bom atendimento e preço justo e não em "descontos".
Ser artesão é difícil mas vale a pena,tenha certeza.

37 comentários:

  1. querida Tânia:
    gostei muito mesmo do seu post, e obrigada por dividir e ensinar sua opinião.
    eu tenho uma falha para comigo mesmo, de naõ valorizar o meu trabalho . Não se valorizar como deveria acho que é uma falha muito grande que faz com que a gente se retraia.
    muito legal, muito legal sua dica.
    preciso aprender mais , para poder vender melhor.
    grande abraço querida Tânia , e um dia muito abençoado para você.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda ,é sempre um prazer recebe-la aqui. Conheço sua arte e sou fã,porque é feita com capricho e cuidado em todos os detalhes. Fico muito feliz em poder ser útil, também tenho muito que aprender e estou aberta a mais conhecimentos, volte sempre,bjus.

      Excluir
  2. Oi querida, muito bom seu post.
    Beijinh♥
    Raquel Fraga
    http://ateliedemimosdaquelsfs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado lindinha,coração sempre aberto para te receber.bjus.

      Excluir
  3. Tania gostei muito do seu testo.
    É mesmo as pessoas quando vê os nossos trabalhos artesanais,ficam maravilhados, com o trabalho, mais quando passamos o presso eles dizem que é caro.
    Enfim não dão valor pro artesanato isso é uma pena.
    beijos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga,mas esse tipo de pensamento não pode ser aceito,precisamos aprender a mostrar que artesanato dá trabalho.obrigada pela participação bjus.

      Excluir
  4. Boa noite, colega Tânia!
    Excelente e esclarecedora postagem, gostei! :)
    Ei, moça!
    Sei que há tempos não apareço mas sempre que posso, cá estou!
    Tem postagem novinha em "GAM Dolls (2)". Dê uma passadinha por lá e confira
    minha mais nova "conquista artesanal". Ficarei feliz com tua visitinha e comentário,
    sempre tão gentis.
    Tenha uma linda nova semana. Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga,tá sumida mesmo,vou passar lá sim,bjus

      Excluir
  5. hi dear,
    i'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  6. Tania post muito importante falando sobre esse assunto, acho que quem trabalha sabe o trabalho que dá para fazer, a pessoa de fora não sabe o trabalho que dá pra fazer um item como esse que você faz. Temos que valorizar os trabalhos de artesanato que são muito bonitos e dão muito trabalho pra fazer. Acho que cada um deve cobrar o preço que ache justo, Tania bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tania!Um excelente assunto amiga,realmente o nosso trabalho não é valorizado devidamente,os clientes querem sempre pressa,perfeição e bons descontos,mas temos que valorizar nossos trabalhos mesmo.uma ótima postagem!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo querida,obrigada por sua participação,bjus.

      Excluir
  8. AMADA VALORIZE SEU TRABALHO MESMO PORQUE SO QUEM FAZ E QUE SABE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade querida,obrigada pelo apoio,bvjus.

      Excluir
  9. É realmente muito difícil calcular o valor do trabalho, ainda mais juntando todos os detalhes e imprevistos. Muitas pessoas acabam dando desconto e no final das contas não sobra lucro nenhum, a não ser que venda a unidade bem acima do preço. É muito importante refletir sobre o assunto e valorizar o trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim essa é minha intenção,refletir,ver o que é melhor e nesse caso,cada artesão tem seu jeito de por preço em sua arte.Quem se valoriza mostra que o artesanato não vem pronto,ele é criado,dá trabalho,tem valor sim.Grata por sua participação,bjus.

      Excluir
  10. Amada gostei muito do post! comigo aconteceu que uma pessoa foi em casa viu o meu trabalho e perguntou quanto eu iria cobrar, eu disse o preço e ela achou caro! ela deu o preço que ela queria KKK eu disse, não!o que ela queria pagar, não pagava o que eu gastei de linhas, as pessoas acha que o trabalho do artesão não conta! o meu carinho e dedicação não vale nada! os dias que parei fazendo não vale nada! por isto eu coloco o preço e compra quem quiser! não cobro caro o justo! eu não faço desconto! quanto vejo um trabalho que gostei de outra pessoa sempre tiro a ideia nunca faço igual, faço do meu jeito, parabéns! estou com você amada, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amiga,artesanato é único,não dá pra imitar no máximo uma versão diferente de determinada peça,então temos que mostrar através da qualidade nosso diferencial,dar descontos e ainda mais exagerados não garante fidelidade do cliente e pode gerar um profissional frustrado,grata por sua colaboração,volte sempre,.bjus.

      Excluir
  11. GOSTEI DA POSTAGEM,TEMOS QUE VALORIZAR NOSSO TRABALHO,PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso amiga,só você sabe o valor do seu tempo e temos que respeitar isso,bjus.

      Excluir
  12. Mto complicado
    Eu já vendi mto artesanato e o povo não valoriza mesmo...
    mto triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é querida,triste mesmo mas está em nós mesmos essa mudança,bjus.

      Excluir
  13. É importante saber tudo que gastou e dividir pelo trabalho executado. exemplo , se eu gastei 20 reais para fazer mousse e deu 30 copinhos, eu vou dividir o valor pelos copinhos e colocar depois o meu lucro encima do valor gasto em cada produção. Essa é a forma exata de ser justo. Calculando!bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,cada sabe das etapas que levou para ter determinado resultado,então vamos por a cabeça para funcionar e não permitir que desvalorizem nossas artes.bjus.

      Excluir
  14. Oi Tânia,boa noite!
    Eu também sou artesã e sei como é que isso funciona!
    As pessoas tendem a não valorizar nosso trabalho,que é feito à mão com muita paciência e dedicação,mas se elas não valorizam,nós,que sabemos o quanto aquilo nos custou em tempo e dedicação,temos que valorizar.
    Ótimo post!Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso querida,depende muitas vezes de nós mesmas,vamos começar a mudar essa realidade,bjus.

      Excluir
  15. Infelizmente vivemos num mundo onde as pessoas pensam que um trabalho artesanal é o mesmo que um trabalho de fábrica, onde é tudo feito por máquinas e fica tudo igual. Não entendem que artesanato é algo único, e que dispende muito tempo colocado em cima de uma só peça ... Mas também penso que o valor a ser cobrado depende muito de quem o faz, pois vai depender do valor que o próprio artesão dá ao seu esforço ao criar um peça!
    Gostei da sua reflexão!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amiga,n[os precisamos aprender a mostrar esse diferencial.Obrigada volte sempre.

      Excluir
  16. Excelente seu post, muitas pessoas tem dificuldade em cobrar por seu trabalho, alguns só calculam o gasto e esquecem de acrescentar o tempo gasto, seu trabalho. Seu post está excelente, cada um deve saber valorizar seu trabalho, pois se "vc" não valoriza, seu cliente também não vai valorizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E exatamente essa a ideia do texto,tem que começar em nós.obrigada bjus.

      Excluir
  17. Oi,
    O seu texto explica muito bem o quem muitos artesãos passa por aí. E com certeza todos nós temos que valorizar os nossos trabalhos. Parabéns pelo post que tenho certeza vai ajudar muita gente.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga,meu post na verdade é uma chamada a reflexão sobre o assunto,não cito fórmulas,porque o preço justo depende de muito fatores,que só que faz é que sabe.Obrigada pela participação.

      Excluir
  18. Sua opinião é super válida, afinal poucos tem a noção da paciência, dedicação e trabalho que cada um de vocês profissionais da arte tem em fazer caprichadamente esses trabalhos sempre tão bonitos
    Sucesso ainda mais para você

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo,valorizar o trabalho dos outros,é muito importante para motivar a pessoa,abraços.

      Excluir
  19. É muito bom querida expor sua opinião, muitas pessoas não valorizam o trabalho dos outros até ela mesmo fazer,inspiração não tem preço ,seu trabalho é lindo e perfeito, merece ser vendido com preço justo.Sucesso!!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada querida,o preço justo cada um que sabe não é mesmo?bjus.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.
Venha curti minha página no facebook
https://www.facebook.com/AtelieFuxikitoseCia/